O Athelier


Athelier Nossa Senhora do Pilar

O incentivo e a confiança total de Monsenhor Paiva, que contratou os irmãos Silva para diversos trabalhos na Matriz, como restauração do assoalho, forro, sancas e altares, impulsionou a criação do Athelier Nossa Senhora do Pilar, uma homenagem não só ao Monsenhor, mas à padroeira da Matriz onde tudo começou. “De lá até hoje não paramos mais. O trabalho se multiplicou e é sempre muito bom ver o reconhecimento das pessoas, o valor dado a cada peça pronta”, conta o porta-voz dos Irmãos Silva. De fato, quem conversa com José Luiz, não deixa de se perceber o brilho nos olhos, o entusiasmo, a simplicidade e a energia que brotam de seus casos, sem falar na generosidade com que explica, ensina e recebe os repórteres dos pequenos e grandes veículos, encantados com tanta arte.

José Luiz exibe a foto do confessionário original da Capela em São Bom Jesus de Tabapuana, município de Campos (RJ), a obra idêntica em construção (ao fundo), e demais objetos  litúrgicos esculpidos em vinhático
Em 2001, uma capela de autoria dos Irmãos Silva integrou uma exposição a céu aberto no Largo de São Francisco, além de um grande exposição no Museu Regional de SJDR. Em 2003, participaram do livro “Herança Barroca” lançado pela professora Elizabeth Zarur, fruto de sua pesquisa financiada pelaNew MexicoUniversity. Estava dado o pontapé inicial para um trabalho que se aperfeiçoa e ganha mais admiradores a cada dia. Em dezembro de 2009, diversos trabalhos contaram a história dos Irmãos Silva no Museu Regional na exposição intitulada Irmãos Silva: escultores, entalhadores e pintores de arte sacra – Tradição, contemporaneidade, mestres e artífices do século XXI. O passo a passo, no entanto, já estava gravado, no exemplo do pai, ensina José Luiz: “ não se deve atropelar o trabalho: conhecer a madeira, lixar, fazer o desenho, preparar a peça e só então começar a fazer”.



Nenhum comentário:

O melhor da Arte Sacra